10 conselhos da Haku para desfrutar de um dia na natureza


A Haku adora passar o dia em contacto com a natureza, desfrutar das suas sensações, da ligação com a terra e os seres vivos que nela habitam. Como quer que todos desfrutemos tal como ela, preparou-nos uma lista imprescindível com 10 conselhos para desfrutar em família de um dia na natureza A não perder!




  1. Planeiem uma saída e conversem juntos sobre ela, podem escolher o dia, marcar a data no calendário e torná-lo um acontecimento especial, uma atividade juntos é sem dúvida um plano especial que é preciso assinalar.
  2. Alguns dias antes, estabeleçam o itinerário em casa, organizem a saída de forma realista e adaptada ao nível de cada um. Assim, poderão orientar-se melhor e usufruir mais de tudo o que encontrarem durante o passeio. Podem informar-se sobre o tipo de árvores, aves ou flores que existem no local para as poderem reconhecer depois. Será muito divertido!
  3. O primeiro aspeto para desfrutar do dia na natureza é usar o vestuário e o calçado adequados: é importante conhecer o clima da zona que se vai visitar e consultar a previsão meteorológica para não haver surpresas.  Se forem bem preparados terão toda a tranquilidade para aproveitar ao máximo o dia sem sobressaltos.
    *Algumas dicas: se estiverem previstas chuvas, o ideal são os impermeáveis que se dobram transformando-se numa pequena bolsa, são práticos, fáceis de transportar e podem ser usados rapidamente sempre que necessário. Se fores fazer longas caminhadas, é importante que o calçado seja o ideal para a atividade, não esteja apertado e seja do tamanho certo e confortável para evitar bolhas. Levem uma pequena mochila cada um e incluam um par de peúgas e uma t-shirt adicional, caso seja necessário! Os agasalhos também são importantes; não convém usar vestuário pouco ou muito quente, para não transpirar demais, nem passar frio.
  4. Levem protetor solar, repelente de mosquitos, uma pequena lanterna e uma lupa, caso queiram ver de perto algo que desperte curiosidade. Nunca toquem em qualquer planta, inseto ou cogumelo que não saibam exatamente o que é.
  5. Tenham à mão um mapa ou um gps para se orientarem facilmente na zona.
  6. Na mochila, levem água e alimentos; frutos secos como avelãs ou nozes dão muita energia, fruta fresca, uma boa sanduíche e sobretudo água para se manterem devidamente hidratados.
  7. Não deixem lixo espalhado, todos devemos respeitar o ambiente, sermos limpos e cuidar da natureza, ela agradece!
  8. Levem um pequeno estojo de primeiros-socorros para o caso de ser necessário tratar alguma pequena ferida. As farmácias vendem estojos de primeiros-socorros de viagem muito práticos e que não ocupam muito espaço.
  9. O importante é aproveitar, sem pressas nem correrias. Descansem sempre que necessário. Parem, sentem-se, observem, sintam os aromas da natureza e procurem descrever o que sentem, toquem na terra e usufruam da experiência. É um presente que a Terra nos oferece.
  10. Não se esqueçam de tirar a fotografia de grupo! Esta será, sem dúvida, uma grande recordação.





Voltar